Vida Estudantil

DEVOCIONAL

Os estudantes são encorajados a cultivar uma vida devocional regular – um tempo a sós com Deus em adoração, oração e meditação da Palavra de Deus. Além desta prática pessoal, os estudantes participam constantemente dos cultos e reuniões devocionais com os missionários, pastores e professores do MTC. São momentos de adoração comunitária, onde nos encontramos para cultuar a Deus e aprender mais um pouco de seus desígnios. Também aprendemos uns com os outros nos momentos de testemunhos e nas ministrações.

Mantendo este foco de crescimento espiritual, pregadores visitantes são convidados regularmente para ocasiões especiais. Um desses momentos são os dias de oração e jejum, que sempre ocorrem durante os semestres. Trata-se de um tempo que separamos, como comunidade, para a oração e o compartilhamento mútuo.

Além de nossa programação, cada aluno congrega em uma igreja da cidade a fim de estender os laços espirituais com outros membros do Corpo de Cristo.

MENTORIA

Acompanhamento pessoal e individual de cada aluno, baseado em um relacionamento de confiança e acolhimento, no qual desfrutará de um relacionamento profundo e pessoal com um mentor, o qual estimulará uma vida de mudanças e crescimento cristão. O mentor e o mentoreado desenvolverão um relacionamento de encorajamento, oração e amizade norteada pela Bíblia.

Durante a semana, o aluno tem a oportunidade de se reunir com um dos líderes para um tempo de oração, compartilhamento, adoração e aprendizado. Entrevistas regulares ocorrem com o intuito de avaliar o seu desenvolvimento espiritual e sua adaptação à filosofia de treinamento.

ACONSELHAMENTO

A experiência da vida em comunidade apresenta questões que requerem especial atenção e que podem ser desafiadoras para o aluno. Diante desta realidade, é disponibilizado o aconselhamento com pessoas qualificadas para ajudarem no crescimento e no caráter do aluno.

MINISTÉRIO

Durante o ano haverá duas possibilidades de envolvimento ministerial para o estudante:

Ministério na Igreja Local

Participação em uma das igrejas locais em Belo Horizonte nos finais de semanas para ampliar sua experiência ministerial, segundo o calendário acadêmico (EBD, Estudos Bíblicos, Ministrações ou Louvor). A experiência serve para confirmar a sua vocação ministerial, permite descobrir e aperfeiçoar seus talentos e dons espirituais, desenvolver habilidades ao auxiliar as igrejas, adquirir novos conhecimentos e assim contribuir para o crescimento do Evangelho de Cristo.
O aluno apresentará relatório semestral de suas atividades na igreja ao líder do departamento de ministério, e este, como parte da Comissão de Ministério, irá acompanhar, observar e avaliar o trabalho do aluno. Isso possibilitará conhecer suas áreas de melhor atuação e orientá-lo em suas limitações ministeriais.
Uma avaliação será feita pelo líder do ministério no final do programa.

Estágios supervisionados: Ministério Sócio Evangelístico

Em alguns períodos ao longo do ano ou durante uma semana completa do semestre, o aluno integrará um ministério evangelístico-social em equipe, em uma entidade pública ou eclesiástica, para ampliar seu contato com as necessidades humanas. O projeto inclui: evangelizar, contar histórias, desenvolver habilidades na área social em uma escola, visita hospitalar/prisional e atuação em um projeto social de uma igreja. O Ministério será acompanhado, orientado e avaliado em suas habilidades evangelísticas por um membro da Comissão.

Estágios supervisionados: Transcultural

Entre os meses de dezembro a fevereiro, o aluno fará um estágio transcultural em torno de 45 dias. O custo mínimo é USD $500,00 (quinhentos dólares americano). Este estágio é imprescindível para a conclusão do curso de missões.
O estágio transcultural será realizado preferencialmente nos países sul-americanos, podendo ser tambem em algum segmento dos menos alcançados no Brasil. Será feito um planejamento de parceria entre a igreja enviadora, o MTC e o campo. Os principais alvos do estágio são: Trabalhar em equipe, desenvolver habilidades e exposição a uma nova língua e cultura.

Por essa razão é importante que o aluno, assim que tiver sua aceitação confirmada pela escola, comece a divulgar esta necessidade junto à sua igreja e mantenedores.

Vida Comunitária

Nosso espaço é bem aconchegante e adequadamente equipado para receber os alunos residentes. Cada um tem o seu quarto individual. Refeitório, cozinha e lavanderia são compartilhados. No momento, estamos recebendo apenas solteiros e casais sem filhos (vagas limitadas).
Viver em uma comunidade multicultural promove a maravilhosa experiência de aprender com as diferenças. Como em todas as equipes e ministérios da WEC Internacional, o MTC tem o mesmo perfil: missionários, pastores e alunos de diversas culturas servindo a Cristo juntos.
Para uma boa convivência em comunidade, é necessário que o aluno viva de acordo com o padrão estabelecido no Manual do Aluno e principalmente em conformidade com os princípios cristãos estabelecidos na Palavra de Deus.

 

Recreação e Esportes

Acreditamos que a prática esportiva e recreativa é necessária para aqueles que desejam exaltar a Deus com sua saúde física e mental. Por isso, encorajamos os alunos a se envolverem em atividades nos horários livres. Temos as opções: peteca, natação e caminhada, entre outras atividades.

 

Trabalho Prático

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de caráter cristão, cada aluno integrará uma equipe de trabalho prático em uma das seguintes áreas: cozinha, limpeza ou manutenção. São pequenas tarefas diárias nas instalações do MTC e uma tarde por semana as equipes trabalharão juntas em atividades diversas.

 

Saúde

O MTC não provê suporte de plano de saúde; apenas auxilia o aluno em momentos de necessidade, encaminhando-o ao Sistema Único de Saúde (SUS). O plano de saúde privado é responsabilidade de cada aluno. Alunos com limitações e restrições de saúde física e alimentar precisam comunicar antecipadamente à escola para fins de avaliação.